Coluna Diária: Os caminhos da oposição

Resultado de imagem para Jair Bolsonaro em pernambuco
O senador Armando Monteiro (PTB) veio a público nas redes sociais agradecer a votação obtida e disse que até janeiro de 2019 irá cumprir o seu mandato em Brasília e a partir de fevereiro estará junto com o povo de Pernambuco fiscalizando o governo Paulo Câmara que foi reeleito em 07 de outubro de 2018. Ora, todos sabem que Paulo não será mais candidato ao governo do estado e deve passar os quatro anos preparando o caminho para um provável sucessor. No entanto neste trajeto ainda teremos a campanha municipal em 2020, onde vários prefeitos e vereadores vão para a reeleição.

Este ano, muitos prefeitos e vereadores tiveram seu "poder de fogo" diminuído com votações abaixo do esperado para os seus candidatos. No entanto, muitos vereadores surpreenderam com votações expressivas para seus candidatos. Isto tem sido observado por diversos atores das campanhas de 2018. O vereador querendo ou não é o político que está mais próximo do povo e por isso o sucesso nas urnas. 

Não sabemos se Armando irá trabalhar por uma nova eleição majoritária, ou se será um dos líderes da oposição na busca de um caminho de unificação do campo para 2022. No entanto, tanto Armando Monteiro, quanto Bruno e Mendonça juntamente com Fernando Bezerra Coelho (MDB) que é o único de mandato podem fazer uma aliança, sem contar a presença da deputada federal eleita Marília Arraes (PT) que promete ter um grande protagonismo na política nacional. 

Domingo, se encerra uma etapa da vida do povo que é a escolha do Presidente da República, o cargo mais alto do executivo federal. Após essa eleição, poderemos juntar um panorama mais apurado da política, e a influência deste resultado na política estadual. Vale lembrar que em 2002 Lula foi eleito presidente tendo um governador oposicionista aqui no estado e quatro anos depois elegeu um aliado. Será que no caso de uma eleição de Jair Bolsonaro (PSL), e ele vindo a fazer um bom governo, terá força política necessária para eleger um governador do seu grupo? Aguardemos para ver.


Silvinho Silva
silvinhosilva2018@gmail.com
(81) 98281 4782

Postar um comentário

0 Comentários