Lava Jato entra no guia eleitoral de Pernambuco

No guia eleitoral desta segunda-feira (24) a campanha de Armando mostrou à população de Pernambuco os escândalos recentes envolvendo o governo de Paulo Câmara. Nos últimos três anos e oito meses a atual gestão foi alvo de grandes investigações com denúncias de corrupção, que atingiram diretamente o governador, lideranças do PSB e assessores diretos de Paulo no âmbito das operações Lava Jato e Torrentes.

O guia lembrou que o Palácio do Campo das Princesas sempre teve gestores considerados sérios, lembrados pela honestidade e coragem. Um desses exemplos é Miguel Arraes, que em 1964 deixou o local preso pelas tropas do Exército, no primeiro dia do golpe militar. “Sei que cumpri, até agora, o meu dever para com o povo pernambucano”, disse Arraes na ocasião, em trecho recuperado pelo programa eleitoral.

Nos tempos atuais a realidade se mostrou bem diferente. No dia 9 de novembro de 2017 o Palácio foi cercado por agentes da Polícia Federal, que entraram na sede do Governo para prender assessores de Paulo, apreender computadores e buscar provas. A Operação Torrentes investiga o desvio de recursos públicos que deveriam ter sido utilizados para ajudar as vítimas da enchente que aconteceu em maio de 2017, na Mata Sul.

A Operação Lava Jato também investigou Paulo e o PSB. Ex-diretor da JBS, o delator Ricardo Saud, afirmou ao Ministério Público que negociou pagamento de propina para a campanha de Paulo Câmara em 2014. “Nós chegamos ao meio termo que íamos pagar para não atrapalhar a campanha do Paulo Câmara. E ainda dar uma propina para Paulo Câmara, em dinheiro vivo, lá em Pernambuco”, disse Saud em maio de 2017, fato que ganhou repercussão da imprensa em todo o País. O atual governador é investigado ainda em outro braço da Lava Jato, a Operação Fair Play, que apura irregularidades na construção da Arena de Pernambuco. Segundo os técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) o projeto foi superfaturado em R$ 80 milhões.

O filme mostra a indignação das pessoas diante de um governo que manchou a imagem do Estado diante do País. Mesmo nas mais graves crises, Pernambuco sempre contou com líderes. Esta foi a primeira vez na história que uma operação policial atingiu o Palácio. O guia exibiu matérias de jornais, blogs e TVs que retratam os fatos.

O programa ainda lembra as promessas feitas por Paulo, em 2014, que não foram cumpridas, e o descaso da atual gestão, com a escalada da violência, obras paradas por todo o estado e o caos na área da saúde. “Tanta mentira levou Pernambuco a andar para trás. O problema não é o nosso estado, é o governador. Mais uma vez é você que vai decidir o futuro de Pernambuco. Pernambuco merece mais, com humildade eu peço a você uma chance, para governar Pernambuco, para dar o máximo de mim e fazer um governo muito melhor, que chegue mais perto das pessoas. Eu quero merecer sua confiança, para melhorar a vida do nosso povo, porque se a gente não mudar, fica tudo como está”, afirma Armando.

Postar um comentário

0 Comentários