Coluna DIgital: Uma eleição com cara de segundo turno

Resultado de imagem para Paulo Camara e Armando Monteiro campanha
Uma eleição com cara de dois turnos

A eleição de Pernambuco, embora tenha apenas dois candidatos com densidade eleitoral como Paulo Câmara (PSB) candidato a reeleição e Armando Monteiro (PTB), caminha a passos largos para ser definida em dois turnos. E não é porque os candidatos estão fracos, mas porque a polarização não consegue fazer com que nenhum dos candidatos tenha uma votação que dê a segurança para liquidar a fatura no primeiro turno. No início da campanha este não era só o desejo, mas a confiança da Frente Popular de que Paulo seria eleito no dia 7 de outubro, bastando apenas o início do guia eleitoral para "desmascarar" o candidato petebista que era tido pelos próprios palacianos como o mais fácil de ser batido. 

Não adiantou. Paulo Câmara já usou de todas às balas possíveis para minar a candidatura de Armando e não conseguiu. Pelo contrário, a cada pesquisa que embora discrepantes, estão trazendo um candidato (Armando) crescendo a cada dia que se passa. Da semana passada pra cá, de acordo com o levantamento do Ibope houve uma oscilação dentro da margem de erro tanto de Paulo (35%) quanto de Armando (27%). Sinceramente, se não houve até o presente momento, quando faltam 3 guias eleitorais e mais 2 debates (sendo um na TV CLUBE, neste dia 28 e um na GLOBO no dia 02), dificilmente teremos mudanças significativas nesses números.

Os pernambucanos não gostam muito de decidir eleição em dois turnos, mas esse ano até o momento o cenário embora ainda um pouco favorável a Paulo Câmara caminha para um resultado no dia 28. Existe ainda a questão do voto útil, onde uma parcela do eleitorado aguarda até o final da campanha para definir o seu voto. Lembrando que em 2014, Paulo já passava a vencer no primeiro turno a essa data e com uma ampla vantagem sobre o próprio Armando Monteiro. Lógico, que o cenário era bem diferente.

Se Paulo e Armando forem de fato, e da vontade do povo, decidir essa eleição em um segundo turno, aí essa eleição para governador tende a pegar fogo de vez. Serão embates históricos que foram vistos apenas uma vez em Pernambuco que foi em 2006 quando Mendonça e Eduardo disputaram o governo de Pernambuco num segundo turno. E todo mundo sabe que segundo turno é outra eleição.

Tem coisas que não dá para acreditar - Eu vivi para ver o senador Humberto Costa ficar em primeiro lugar em alguma coisa, pelo menos numa pesquisa Ibope. O senador e candidato a reeleição ficou a frente de Jarbas Vasconcelos (MDB). 

Uma bonita vitória - Quem deve dar uma linda vitória aos seus candidatos é o prefeito de São Joaquim do Monte, Joãozinho Tenório (PSDB) que apoia Alessandra Vieira e Vinícius Mendonça.Os dois estão bem cotados para se elegerem e tem um cabo eleitoral de referência. 

São Benedito do Sul - Conversamos com eleitores de São Benedito do Sul, cidade administrada pelo Prefeito Junior Amorim (PR) e o comentário é que o prefeito faz tranquilamente os seus deputados majoritários na cidade. Rogério Leão,deputado estadual e Sebastião Oliveira, deputado federal. No entanto, dificilmente o prefeito conseguirá dar a vitória a Paulo Câmara na cidade. 

Surpreendeu - Quem surpreendeu de fato em Palmares, foi o governador Paulo Câmara e também o prefeito da cidade, Altair Junior (MDB) que fez um dos maiores atos políticos da Frente Popular com a presença de diversas lideranças da região da mata sul. O governador, intensificou sua presença na mata sul nessa reta final.

Pesquisa - Cerca de 50% da população estão decididos em não votar nos mesmos candidatos a deputado federal de sempre. O motivo, reclamado pela a população são os escândalos da Lava Jato, apoio a Temer, entre outros. Mais nada sujou mais os deputados que o apoio às reformas do governo Temer e o arquivamento de sua denúncia. Este dado, tem sido o pivô do crescimento de candidatos que tem se colocado como anti-Temer.

Não quer calar - Será que teremos uma grande renovação este ano na Câmara Federal?

Vem aí o Palpitômetro  - Não vamos fazer uma pesquisa, mas vamos dar o nosso palpite sobre quem será eleito neste ano de 2018, para deputado estadual,federal e senador. O Palpitômetro está sendo feito a 8 mãos, com amigos de outras regiões para vermos quem estará representando Pernambuco a partir de 2019.

Silvinho Silva
silvinhosilva2018@gmail.com

Postar um comentário

0 Comentários