Coluna Digital: PT ressurge das cinzas

Resultado de imagem para Marilia Arraes e Humberto Costa

O PT sairá da campanha maior que entrou

Em 2016 o Partido dos Trabalhadores sofreu um dos maiores revés eleitorais no Brasil afora quando perdeu diversas prefeituras e as mais importantes devido ao clima que foi criado de contrariedade ao PT que foi praticamente demonizado pelos políticos e formadores de opinião. Para se ter uma ideia, muitos candidatos chegaram a esconder a cor "vermelha" do partido e em algumas faixas sequer foi introduzida a estrela, tão famoso símbolo do partido. Passados dois anos, o que parecia até então impossível passa a se tornar realidade. 

Para se ter ideia do quanto o PT cresceu, a vereadora recifense Marília Arraes quase consegue uma candidatura majoritária e competitiva que poderia lograr êxito na campanha pelo governo do estado. Mesmo não sendo candidata ao governo, a vereadora disputa as primeiras vagas da disputa pela Câmara, podendo arrastar mais um ou dois deputados do mesmo partido. O PT pode ter no pior cenário a representação de dois pernambucanos na Câmara Federal e dois pernambucanos na Assembleia Legislativa. Sem contar a grande possibilidade de ter renovado o mandato do senador Humberto Costa que caso venha a acontecer será o primeiro senador reeleito em Pernambuco.

Além disto, o PT provavelmente terá sua bancada ampliada no Congresso Nacional. A expectativa é que permanece o amplie o mesmo número de membros no senado federal. Irá manter alguns governos do estado e o mais importante de todos para o partido, tem amplas chances de chegar novamente pela quinta vez à presidência da república, com o ex-prefeito paulista Fernando Haddad.

Diante de tudo o que foi exposto, posso afirmar que o Partido ressurgiu praticamente das cinzas, após inúmeras operações policiais. De acordo com uma pesquisa realizada recentemente o PT é o preferido de quase 30% dos brasileiros. Independente de quem venha a ser o Presidente da República, uma coisa é certa: O Partido, PT, já pode se considerar vitorioso.

A força de Marília Arraes - Caso Humberto Costa (PT) seja reeleito senador, Marília Arraes que deve ser eleita domingo deputada federal, sairá das urnas como um dos mais fortes nomes políticos do PT em Pernambuco. E já sai carimbada para disputar a Prefeitura do Recife em 2020. 

Milton Coelho aparece entre os primeiros - Levantamento interno já demonstra que o candidato Milton Coelho será um dos primeiros da Frente Popular. Milton cresceu e demonstrou que não entrou no jogo como um mero coadjuvante e terá no próximo domingo uma votação consagradora.

O efeito reverso - A semana promete ser dura na disputa pelo governo do estado com troca de farpas e ataques de Paulo Câmara e Armando Monteiro. A luta pelo voto vai até o próximo domingo e com uma pequena vantagem para o governador que busca a reeleição é bem provável que se busque uma ampliação desta e da parte de Armando,a campanha busca ultrapassar e no pior dos cenários forçar um segundo turno contra Paulo.

Ele não - Inúmeros eventos foram realizados no último sábado contra a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL). O presidenciável, foi alvo de criticas das mulheres em evento que misturou partidos e pessoas apartidárias.

Ele Sim - Já neste domingo, dia 30, diversos grupos simpatizantes de Bolsonaro fizeram eventos e carreatas favoráveis ao deputado federal fluminense. O deputado, que é candidato a presidente recebeu alta neste sábado do hospital e é aguardado para o último debate presidencial na próxima quinta, na TV GLOBO.

Bem habitual - Será que o povo esqueceu o posicionamento dos seus deputados na questão das reformas de Temer? Neste final de semana, encontrei uma senhora que vinha com o santinho na mão de um deputado e ela me mostrou a foto e disse: "Esse aqui ganha?" Eu fiquei rindo, ao que ela completou "espero que não ganhe porque ele queria acabar com a aposentadoria da gente". Pois é, o fantasma de Temer, vai assombrar muitos deputados. 

E para ajudar - O próprio Presidente Temer (MDB) disse nos EUA, durante esta semana que pretende votar o texto da reforma da previdência assim que passar a eleição. "Vamos deixar os deputados fazerem suas campanhas, serem reeleitos e sem aquele peso na consciência, vamos colocar em pauta a reforma da previdência" disse o presidente Temer. O povo já pode ficar de olho em pé com alguns deputados pernambucanos que tem compromisso de descontar no povo mais pobre aumentando a idade para se aposentar. 

É amanhã - O Palpitometro do Silvinho vai ao ar amanhã, com os nomes dos prováveis eleitos este ano de 2018. Vamos listar os 25 deputados que é o meu palpite e o de mais quatro amigos, além dos 49 deputados estaduais. Não percam!

Silvinho Silva
silvinhosilva2018@gmail.com

Postar um comentário

0 Comentários