Ciro e Haddad disputam votos no Nordeste

Resultado de imagem para Fernando Haddad e Ciro Gomes
Os dois principais presidenciáveis da chamada centro-esquerda chegam neste final de semana em Pernambuco para disputar o voto do Nordeste, onde a popularidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece em alta. O ex-ministro Fernando Haddad esteve recentemente em Caetés e Garanhuns, na região agrestina, como candidato a vice de Lula. Agora, ele vem como postulante oficial do PT ao Palácio do Planalto para realizar atos políticos no Recife, em Caruaru e Petrolina. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que já visitou Caruaru durante a campanha, também estará no Recife para conversar com aliados e estudantes. Ambos foram ministros de Lula e estão em lados opostos nessa disputa, especialmente após o PT confirmar Haddad na cabeça de chapa.

Haddad e Ciro chegam ao estado e serão acompanhados dos respectivos candidatos ao Palácio das Princesas, o governador Paulo Câmara (PSB) e o ex-deputado federal e advogado Maurício Rands (Pros). Cada um chega num momento particular da campanha para conquistar o eleitor do segundo maior colégio eleitoral do país. Haddad tem feito um esforço para não bater em Ciro, de quem espera ter apoio no segundo turno. “Cada hora ele diz uma coisa, mas eu gosto do Ciro. É verdade mesmo”. Já o presidenciável Ciro Gomes disse, ontem, que o ex-presidente Fernando Henrique (PSDB) prepara-se para votar em Haddad, uma vez que Geraldo Alckmin (PSDB) não consegue decolar nas pesquisas. Ciro fez a declaração depois de FHC afirmou que os candidatos precisam se unir para evitar “soluções extremas”. 

Na primeira agenda no Recife, Haddad fará uma caminhada que tem início na Praça Maciel Pinheiro, a partir das 11h. Ele segue ao lado de aliados e da militância até a Praça do Diario, com um comício, o seu primeiro em Pernambuco como candidato a presidente. Os aliados do petista acreditam que o crescimento de Haddad nas pesquisas ajuda a embalar a candidatura de Paulo Câmara (PSB), que está praticamente empatado com o senador Armando Monteiro (PTB), respectivamente 35% e 31% das intenções de votos, segundo o Datafolha. 

Armando ainda não decidiu qual candidato a presidente vai apoiar depois de Lula ser impedido de concorrer ao Planalto com receio de perder votos. Alckmin esteve em Pernambuco, ontem, mas ele não participou dos compromissos públicos ao lado do tucano. 

A agenda do presidenciável petista em Caruaru, por sua vez, não foi divulgada até o fechamento da edição, mas Haddad estará na capital do Forró a partir das 16h deste sábado para participar de uma pedalada, a partir da Avenida Rui Barbosa. O petista dorme em Pernambuco e faz um evento em Petrolina no domingo, com carreata e comício e concentração na orla. Caruaru e Petrolina têm prefeitos que apoiam Armando Monteiro, mas Haddad estará com Paulo Câmara nesses dois municípios.

Ciro Gomes chega ao Recife por volta de 13h30 no aeroporto, neste domingo, participa de um bate-papo, às 14h30, no auditório do Colégio Auxiliadora, ao lado de Maurício Rands, que se coloca como terceira via nesta eleição estadual, frisando que, quem está satisfeito com o presente, vota em Paulo, quem quer voltar ao passado, vota em Armando. Rands argumenta que representa o novo e defende que Ciro é o único capaz de representar o Nordeste por ser cearense e entender dos problemas da região.

(Diário de Pernambuco)

Postar um comentário

0 Comentários