terça-feira, 24 de julho de 2018

Coluna Digital - PSDB e PTB ainda não fumaram o cachimbo da paz

Não teve até o momento gestos de paz


Resultado de imagem para Armando Monteiro e AlckminEmbora o pré-candidato do PTB ao governo do estado, Armando Monteiro, tenha procurado  o tucano Geraldo Alckmin (PSDB) e lhe oferecido um palanque aqui no estado em troca do apoio do partido a sua empreitada ao governo, não houve até o momento em que escrevo essa coluna nenhum gesto do PSDB local a favor da volta com o apoio a Armando Monteiro. E se por acaso isto vier a acontecer, dificilmente terá o apoio dos tucanos. Em conversas durante o dia com pessoas ligadas ao tucanato estadual, mostram que embora o PSDB esteja unido como partido não está mais animado com a postulação de Armando. "Ele criou um mal estar com a nossa maior liderança no estado e isso terminou deixando todo o PSDB chateado com esse veto a Bruno Araújo". 

O senador Armando Monteiro seria mais favorável a uma candidatura do ex-tucano Daniel Coelho (PPS) devido a sua presença no meio da juventude e das redes sociais que com o próprio Bruno Araújo, a quem segundo informações Armando diz ser conhecido como o voto que "derrubou" Dilma. Para o petebista a presença de dois ex-ministros do Governo Temer iriam atrapalhar a campanha. Bruno ficou uma arara com o veto de Armando Monteiro, e decidiu chutar o balde.  "Não existe isso de dizer que Armando agora quer Bruno como senador, é ver se o Bruno aceita, o que nós achamos muito difícil." 

Armando sabe do papel fundamental do PSDB na montagem de seu palanque e fazer o que fez ao tentar excluir Bruno da disputa mostrou a sua fragilidade nas articulações políticas, fator este muito criticado pelos tucanos. Caso se confirme mesmo o desembarque do PSDB do palanque de Armando, o partido irá montar o seu palanque com as pratas da casa. Chegou a ser cogitado o nome do ex-governador João Lyra Neto (Caruaru) para o senado e do vereador recifense André Régis para a vice. A outra vaga do senado foi oferecida ao ex-prefeito de Jaboatão Elias Gomes. Elias pode ser o nome do PSDB para a vaga caso os tucanos voltem ao palanque de Armando, tendo em vista que Bruno Araújo não aceita mais acordo político com Armando.

Algumas pessoas que chegaram a trabalhar com Armando Monteiro na campanha passada chegaram a reclamar do seu jeito de ser na campanha eleitoral. "Ele reclamava de Paulo, que era um homem da burocracia. Mas quem ainda era cheio de regras era ele na condução da sua campanha" diz um ex-aliado, a quem Armando é um homem íntegro e honesto, mas que a campanha não empolga. Os próximos dias ou as próximas horas dirão se o empecilho entre PSDB e PTB foi resolvido. Em sendo positivo, Armando terá se recuperado de um tremendo susto, caso seja negativo, ele terá que lutar o máximo possível para sustentar sua base de apoio.

PV COM ARMANDO
O Presidente estadual do PV, Carlos Augusto, desmentiu em nota enviada ao Blog que o seu partido estaria fazendo costuras políticas com o PT. "Nós estamos engajados no projeto de Armando Monteiro e tudo não passa de invenções de pessoas que querem inviabilizar o palanque de Armando" diz a nota enviada ao Blog.

ESTÁ FICANDO FEIO PARA O PT
Está ficando feio para o pessoal da executiva estadual do PT às declarações de seus membros por causa das articulações políticas que a candidata anda fazendo com o AVANTE, PROS e outros partidos. O vice-presidente estadual da legenda Oscar Barreto entrou em um verdadeiro desespero e disse que vai procurar a executiva para tratar dessas alianças a quem chamou de "cheque sem fundo" que Marília anda fazendo.

PERDENDO O DISCURSO
O caso na verdade é que o único discurso que dava sustentação ao grupo que defende a aliança do PT com o PSB é que Marília estava sozinha na disputa, apesar de aparecer com cerca de 20% nas pesquisas. No entanto, com a chegada de partidos como o AVANTE e o PROS, os próprios dirigentes se perderam completamente nos seus discursos e não sabem mais o que dizer. "Chegar a chamar Silvio Costa de cavalo de tróia, um deputado que defendeu Lula e Dilma é muito desespero. O bom é que o povo está vendo quem está favorecido pelo governo do PSB" disse um aliado de Marília.

NADA DE DESMENTIDO: PSC VAI DE PAULO
Diferente do PV, que tratou de desmentir a informação de que estaria indo para o palanque de Marília, não houve nenhuma desmentido até o momento do PSC de que não estariam preparando o retorno do partido para a Frente Popular. Pelo andar da carruagem André Ferreira será o companheiro de Jarbas Vasconcelos na chapa com Paulo Câmara que é candidato a reeleição.

SEBASTIÃO DE VICE 
Ganha força no Palácio das Princesas o nome do deputado federal Sebastião Oliveira (PR) como o nome para a vice de Paulo Câmara. O motivo é o mesmo: Como Armando pensa em um nome do sertão, e Marília Arraes também, o governador não estaria afim de desprestigiar a região e sabe bem do peso eleitoral de Sebastião Oliveira que faria uma contraposição com Luciano Duque(PT), prefeito de Serra Talhada que é um forte cabo eleitoral de Marília.

GIRO PELAS CIDADES

LAGOA DOS GATOS SEM BANCO 
O município de Lagoa dos Gatos está passando por um verdadeiro transtorno. A cidade que é administrada pelo pedetista Misso de Amparo não tem banco. A única agência que funcionava na cidade, o Bradesco, foi explodida na última semana. Com tamanha dificuldade os funcionários públicos, aposentados e pensionistas tem se deslocado para a cidade de Cupira onde estão gastando o dinheiro recebido. " É lamentável a situação da gente aqui em Lagoa, comércio que era bom se acabou. O povo sai pra fora, recebe e lá mesmo fica o dinheiro das pessoas" disse um comerciante em tom de desabafo que está pensando em fechar às portas de seu comércio.

CIDADE FANTASMA
A população em geral reclama da falta de investimento na segurança pública da cidade. "Se continuar do jeito que está aqui vai virar uma cidade fantasma, porque ninguém vai querer mais morar aqui" disse um morador que está muito triste com o que vem acontecendo com Lagoa dos Gatos. "Era uma cidade muito boa de se viver, mas agora a gente não tem mais tanta esperança não". 

ALÔ PREFEITO MARIVALDO 
Não tivemos sucesso no contato com o Prefeito de Jaqueira Marivaldo Andrade do PT. Tentamos conversar com o prefeito durante a semana passada, e ainda ontem tentamos algumas vezes para uma entrevista sobre a política local da cidade. Esperamos um retorno do prefeito o mais breve possível para conversarmos sobre as eleições de 2018.

SÃO BENEDITO 
O Prefeito Junior Amorim (PR) de São Benedito do Sul, embora esteja fechado com Rogério Leão (estadual) e Sebastião Oliveira (Federal) ainda não sabe em quem vai votar, caso o republicano seja o vice de Paulo Câmara. Cresce nas especulações que o neto de Inocêncio Oliveira já teria sido colocado no aquecimento para substituir o primo caso aconteça essa mudança.

Silvinho Silva é editor do Blog
silvinhosilva2018@gmail.com
(81) 98281 4782

Nenhum comentário:

Postar um comentário