sexta-feira, 6 de julho de 2018

Coluna Digital - O segundo turno em Pernambuco

Resultado de imagem para Paulo Camara Armando Monteiro Marilia Arraes
Quem estará no segundo turno?


Pega fogo a disputa eleitoral de Pernambuco pelo governo do estado. Após um vídeo que foi divulgado nas redes sociais de João Pedro Stédile (MST) e Rui Falcão (PT) em uma mensagem ao PT de Pernambuco dizendo que Lula disse que Marília é a candidata do partido a governadora de Pernambuco, o jogo eleitoral ficou mais claro com um cenário de segundo turno. De um lado, o Governador e candidato a reeleição Paulo Câmara (PSB) que tentará renovar o seu mandato por mais quatro anos, e do outro se dividem: O senador e pré-candidato Armando Monteiro (PTB) e agora com a provável candidatura de Marília Arraes (PT) e ainda o Coronel Meira (PRP) que pontua 4% nas pesquisas, demonstra que o estado caminha para um segundo turno.

Para alguns especialistas em política, Paulo Câmara é vaga garantida em um segundo turno por conta da força da máquina e de apoios de vários partidos e prefeitos no estado. No entanto, para alguns, a surpresa poderia ser um segundo turno sem a presença do governador porque a oposição liderada por Armando (PTB) representa uma parcela importante do eleitorado do estado. Como as campanhas históricas sempre colocam o chefe do governo do estado com uma posição privilegiada, digamos que essa vaga é certa para Paulo. Resta saber, quem teria força suficiente para enfrentá-lo no segundo turno?

Lula ainda é um grande eleitor e tem um grande potencial eleitoral em Pernambuco o que pode dar a Marília um fôlego que não se imaginava na campanha da petista.  Com o apoio de Lula, ainda que preso, Marília Arraes torna-se a candidata mais provável para ir ao segundo e de quebra mais difícil de ser derrotada por Paulo Câmara. O vídeo de Lula foi um balde água fria na campanha de Paulo que espera o apoio do PT em sua reeleição e mais ainda em Armando Monteiro, sendo que muitas lideranças da oposição não acreditavam até ontem que Marília conseguiria se viabilizar candidata. 

A mulher de Lula 
Me surpreendeu ontem enquanto estava em Catende um ambulante dizer que não votava em Paulo Câmara e nem em Armando Monteiro para governador. "Vou votar na galega de Lula" disse, numa alusão a Marília Arraes que é apoiada na cidade pelo pré-candidato a deputado federal Rinaldo Barros (PSC).

Pula Pula 
Diversas lideranças políticas da mata sul permanecem calados com medo de declarar apoio a Paulo ou Armando, justamente para evitar o fator do pula pula em um provável segundo turno. Agora com a chegada de Marília é que vão deixar para o segundo turno mesmo.

Chapa 
Caso se confirme a candidatura de Marília, a segunda vaga de senador na chapa da frente popular deve ficar com o PR de Sebastião Oliveira, ou com o PP de Eduardo da Fonte. Eu acredito que se ficar entre um dos dois, Sebastião tem lá suas vantagens.

Bolsonaro aplaudido
O Presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) foi muito aplaudido na Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Os empresários saíram de lá confiantes na campanha de Bolsonaro. De acordo com o levantamento feito pelo XP, o pior cenário para o mercado seria uma vitória de Ciro Gomes ou Fernando Haddad.

PALPITE - E hoje tem BRASIL x BÉLGICA. Quem arrisca um palpite?

Silvinho Silva (Blogueiro)
silvinhosilva2018@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário