Coluna Digital - O Lulismo continua vivo em Pernambuco

Lula preso ou solto, é o maior eleitor do estado


Resultado de imagem para Lula presidente

O povo brasileiro foi pego de surpresa por volta das onze da manhã com a notícia da concessão do habeas corpus do ex-presidente Lula. Um desembargador plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região concedeu a soltura de Lula após o pedido de deputados petistas. O pretexto: Lula é pré-candidato. Ora, esse fato por si só não daria direito ao ex-presidente de ser libertado do cárcere. No entanto, pelo menos durante o domingo, os brasileiros esqueceram da copa do mundo. Eu já tinha postado aqui durante o mês de junho, a orquestração que estaria sendo feita para soltar Lula durante a copa. A data mais provável seria o dia 26 de junho, quando o relator Edson Fachin, retirou de pauta o pedido de soltura do ex-presidente. Mas sobre às questões jurídicas desta decisão que eu cheguei a conversar com vários amigos advogados durante o domingo, estarei postando aqui posteriormente durante esta segunda. O assunto que eu quero trazer à tona é: Lula está preso, mas o lulismo continua vivo, e em particular no nosso estado de Pernambuco, ele é muito forte.


Bastou sair a primeira decisão para diversos deputados estaduais, federais, pré-candidatos comemorarem em suas redes sociais, e não são apenas petistas não. Dos petistas já se esperava uma reação favorável, agora de deputados da oposição liderada por Armando e da Frente Popular, salvo raras exceções, são de causar espanto. Tem um fator que levou a isto e continuará levando os políticos ou muitos deles a ficarem calados: A força de Lula em Pernambuco. Poucos instantes que a notícia da soltura de Lula se tornou pública o assunto já dominou os meios de comunicação, redes sociais e principalmente: as ruas. Em poucas horas já era o assunto mais comentado do dia no twitter. Ficou provado porque a oposição não bate em Lula, pelo contrário, seu candidato Armando Monteiro o elogia, até porque trabalhou com ele durante 8 anos e depois foi Ministro de Dilma. E também porque Paulo Câmara resiste em ter o PT e Lula na sua coligação, fato que ficou quase impossível esta semana. Mesmo que o PT lance Marília candidata, Paulo vai tentar se aproveitar o máximo da figura de Lula e Armando também. Eles não querem perder os votos do lulismo em Pernambuco. 


Não são votos de esquerda, são votos de Lula. É o prestígio do único pernambucano que conseguiu sentar na cadeira de presidente durante 8 anos. O tempo dirá o que fez Lula e o que não fez, mas que o homem continua imbatível por aqui, isso continua e não tem como discordar.


A candidata de Lula 

Marília Arraes, em sendo candidata a governadora pelo PT será a única a receber do ex-presidente o carimbo de "candidata de Lula" e pelo que se diz no partido é que a prioridade é dar carga total para fazer ela chegar ao Palácio das Princesas. Até 2017, Marília não passava de uma simples vereadora recifense que incentivada por Humberto Costa a disputar o governo de Pernambuco entrou na brincadeira e hoje é o pesadelo do PSB de Paulo e da oposição de Armando.

Conexão Política

Hoje estaremos levando ao Ar em fase de experiência o primeiro programa político online da região "Conexão Política" onde abordaremos temas importantes sobre política e vamos levar os bastidores da política do estado e da política nacional e principalmente dos nossos municípios. A partir das 19:00 horas. O programa será transmitido ao vivo na minha página no facebook.

Vamos aguardar

O rebuliço desse domingo levou alguns políticos que estavam seriamente pensando em migrar para a oposição de Armando dar um freio pois a essa altura do campeonato seria um risco arriscar o mandato. Levar a pecha de que se aliou a Temer aqui em Pernambuco é muito mais fatal que em alguns outros estados.

PROS se aproxima de Armando

O deputado federal João Fernando Coutinho (PSB) deverá intensificar nos próximos dias o embarque do PROS, seu partido, no palanque de Armando Monteiro. O aceno teria sido feito ontem, ao levar Antonio Coelho para ser o seu estadual em Água Preta e Xexéu. Vem muito mais coisa por aí.

Semana decisiva 

Essa semana será decisiva nas conversas do PT com o PSB. A presidente do PT virá a Pernambuco conversar com Paulo Câmara encerrando às negociações com o PSB que vai de Ciro Gomes a nível nacional, provavelmente indicando seu vice na chapa presidencial.

Silvinho Silva
silvinhosilva2018@gmail.com
(81) 98281 4782

Postar um comentário

0 Comentários