quarta-feira, 25 de julho de 2018

Coluna Digital: Lula já se decidiu por Marília

Lula já se decidiu por Marília

Resultado de imagem para Lula e Marília Arraes
Ex-Presidente Lula estaria uma arara com o PSB, que estaria postergando a decisão para atrapalhar o PT nos estados.

A nota do deputado Silvio Costa (AVANTE) candidato ao senado na chapa de Marília não veio a público à toa. Ele estava falando em nome de alguém. Alguns interlocutores que estiveram com Lula esta semana, disseram que ele está uma arara com o PSB. "Se eu não estivesse aqui, duvido que o PSB estaria fazendo o PT de palhaço". Lula não tem escondido de quem o vai visitar que está desgostoso com o PSB que quer apenas receber, mas não quer dar nada em troca. 

Segundo um aliado em reserva, Lula chegou a dizer que precisa do apoio do PSB a sua candidatura e não de apoio de Paulo Câmara. "Que eu saiba quem tá precisando de votos é ele e não eu" disse o ex-presidente que ainda reclamou do PC do B e demais siglas que estariam "em cima do muro" com relação ao apoio do PT. Neste momento em que escrevo a coluna chega a informação de que o PSB adiou a sua decisão para uma data próxima da convenção. O partido está dividido: Entre Ciro, Lula e a neutralidade. Já se levantou uma nova corrente dentro do partido de militantes que querem convencer Joaquim Barbosa, ex-STF, a disputar a presidência. 

O adiamento da decisão só faz confirmar uma coisa que todos sabem: O PSB já derrotou a ideia do governador Paulo Câmara, pois se o mesmo tivesse votos suficientes na legenda não teria motivos para tal adiamento e já teria mandado a candidatura de Marília Arraes para às cucuias. O PSB pode ter estendido o prazo para si próprio, no entanto, para o PT o prazo se encerra hoje: dia 26. E a Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, precisa levar alguma decisão para Lula. 

Já no início de Julho, Lula teria externado o desejo de ter Marília como candidata a governador por Pernambuco. E esta semana, ele está uma arara com o PSB que está fazendo de palhaços diversos petistas e inclusive ele. Embora os olhares dos pernambucanos estejam voltados para Pernambuco, na figura de Marília Arraes, o PSB ainda atrapalha os projetos da senadora Fátima Bezerra no Rio Grande do Norte. Lula já decidiu por Marília, e na pior das hipóteses, ele terá dois palanques em Pernambuco e ponto final. 

PDT Também pressiona Paulo
Não é só o PT que está pressionando o PSB não, o PDT de Ciro Gomes já avisou ao governador Paulo Câmara que se o PSB não der apoio ao pedetista na disputa presidencial pode esquecer do apoio do PDT na sua coligação. O PDT está na lista dos partidos que podem aderir a campanha de Marília Arraes, caso o PSB opte pela neutralidade nacionalmente. Wolney e Zé Queiroz já foram avisados pelo presidente nacional da legenda Carlos Lupi.

E ainda tem o MDB 
A última semana de convenções também traz o cenário do recurso do MDB nacional ser julgado o que daria a Fernando Bezerra Coelho o controle do partido no estado. A PGR já deu parecer favorável ao senador e a decisão cabe ao ministro Celso de Melo. Resumindo: Paulo que já não tem o PT, pode perder o PDT para Marília e o MDB para Fernando que poderá ir para Bruno Araújo.

Fechado com Vinícius Mendonça 
Sete dos treze vereadores de Catende fecharam questão em apoiar um único candidato a deputado federal para enfrentar o ex-vereador e advogado Rinaldo Barros (PSC). Segundo levantamentos internos feitos, Rinaldo lidera com folga a disputa em Catende. O grupo se separou inclusive do prefeito Josibias Cavalcanti (PSD) eleitoralmente, tendo em vista que o prefeito vai apoiar o deputado André de Paula.

Um beco sem saída 
O Prefeito de Jaqueira, Marivaldo Andrade (PT) está num beco sem saída na cidade. Está aguardando a definição do seu partido, o PT, sobre a candidatura de Marília Arraes, no entanto ele faz parte do grupo de Humberto que defende a aliança com Paulo Câmara. A problemática é que Marivaldo já acenou para João Campos (PSB), João Fernando (PROS) e o próprio Humberto Costa (PT), que pode ser candidato a deputado federal. A torcida de Marivaldo é que Humberto venha candidato a reeleição pois já seria um problema a menos. 

Apoiar o filho
O deputado federal Mendonça Filho (DEM) tentou convencer o ex-prefeito de Jaqueira, Amadeu Henrique (PSDB), de apoiar o deputado federal André de Paula em troca de seu filho Vinicius. As conversas estão bem avançadas embora Amadeu, e não está descartado a troca na cidade. 

Nome Limpo 
O secretário de governo de Belém de Maria, Rolph Casale, que não pode ser candidato em 2016 por ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa, está livre para ser candidato, caso queira em 2020. O seu nome que figurava em todas as listas desde o ano de 2009, não está mais este ano. 

Nome novo em Passira
Com o apoio do deputado federal Bruno Araújo e da pré-candidata a deputada estadual Alessandra Vieira, o agropecuarista Felipe Arruda (PSDB) colocou o nome à disposição do partido para disputar a prefeitura da cidade.

Nome em ascensão
O pré-candidato a deputado federal pelo DEM, Vinicius Mendonça, tem intensificado sua presença em diversos municípios. Em Cupira, ele conta com o apoio do Prefeito José Maria Leite de Macedo. Na cidade ele faz dobradinha com Guilherme Uchoa Junior (PSC) que é o estadual do prefeito. Já em Agrestina, o democrata faz dobradinha com Vinicius Labanca (PP) com o apoio da ex-prefeita Carmen Mirian. 

COMUNICADO AOS LEITORES:
A Coluna diária que é postada a meia-noite, será postada a partir das 23 horas, atendendo aos pedidos de alguns leitores. 


Silvinho Silva é editor do Blog
silvinhosilva2018@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário