Coluna digital - Pernambuco tem seis pré-candidatos a governador



Resultado de imagem para Paulo Camara, Armando e Marilia Coronel Meira
A disputa pelo Governo de Pernambuco

Se me perguntassem como seria a eleição para governador de Pernambuco a alguns meses, eu não teria a menor ideia. Hoje, já tenho mais claramente e acredito que diversas pessoas que acompanham a mídia política do estado. Temos hoje seis pré-candidaturas postas no tabuleiro do jogo pernambucano da sucessão. São eles: Paulo Câmara (PSB), que é governador e candidato a reeleição. Armando Monteiro (PTB), atual senador e pré-candidato ao governo pelo grupo da oposição autointitulado Pernambuco vai mudar. Júlio Lóssio (Rede), ex-prefeito de Petrolina. Coronel Meira (PSL) pré-candidato apoiado por Jair Bolsonaro. A advogada Daniele Portela (PSOL). E, provavelmente Marília Arraes (PT), que vive um impasse dentro do próprio partido.

Resultado de imagem para Coronel MeiraNo cenário atual é muito difícil que alguém liquide a fatura já no primeiro turno. A campanha propriamente dita, se inicia em 16 de agosto. Destas candidaturas citadas, a única que pode ser colocada em dúvida é a do PT de Marília Arraes, pelo fato de uma ala do partido defender a aliança do partido com o PSB do atual governador. Já a candidatura de Júlio Lóssio, é mais para dar um palanque a candidatura de Marina Silva (REDE) assim como a do Coronel Meira (PSL) a Bolsonaro. Embora nem uma nem a outra podem ser descartada, pois esta eleição promete ser a de diversas surpresas pela forte presença das redes sociais e pelo apoio dos presidenciáveis aos seus candidatos. Um exemplo é o Coronel Meira que tem 3% nas pesquisas e dificilmente ficará apenas com essa porcentagem quando Bolsonaro vier ao estado e gravar vídeos para a sua campanha e ainda mais, pedir votos pessoalmente. Tem esse diferencial.

Resultado de imagem para Armando MonteiroPaulo Câmara do PSB quer a todo custo o apoio do PT, que o condiciona ao apoio nacional do PSB ao projeto de Lula. No entanto, este apoio é difícil se consolidar devido às resistências de outros estados, como São Paulo onde o Governador Márcio Lacerda (PSB) candidato a reeleição apoia o tucano Geraldo Alckmin.  Já o tucano deve vir ao estado pedir votos para Armando Monteiro do PTB que é um dos principais adversários políticos de Paulo.  Em questão de palanque eleitoral Paulo Câmara e Armando Monteiro estão com os dois maiores palanques nos estados com diversos partidos os apoiando. No entanto, o sucesso da campanha de ambos se deve a indicação do PT, para que lado o partido vai. 

O PT não é tanto o peso de Pernambuco, e sim Lula. O ex-presidente que se encontra preso em Curitiba, é hoje o maior cabo eleitoral de Pernambuco. Tanto que nenhum dos candidatos, excetuando o Coronel Meira tem coragem de bater de frente com o petista. Marília Arraes, além do nome Arraes pode contar com o apoio de Lula, e este fator que está tirando o sono do PSB. Há exato um ano, todos davam como certa a candidatura de Humberto Costa a um mandato de deputado federal. No entanto, Marília Arraes cresceu de tal forma que o PSB já ofereceu ao Senador a sua vaga na disputa pela reeleição. Além de Humberto, segundo informações, foram prometidas inúmeras benesses ao presidente do PT Bruno Ribeiro, ao vice-presidente Oscar Barreto e a Dilson Peixoto, que estão feito loucos trabalhando dia e noite para que Marília não seja candidata. 

Como estará o cenário daqui a um mês, quando estaremos no período de convenções partidárias? Acredito que já teremos definições e algo mais concreto. 

GIRO ESTADUAL 

PSC COM ARMANDO - O PSC dos Ferreiras estará aderindo amanhã, dia 26, às 9 da manhã a campanha do pré-candidato ao governo do estado Armando Monteiro Neto (PTB). O rompimento com o governador Paulo Câmara (PSB) e o PSC se deu na semana passada e causou a maior reviravolta no meio político de Pernambuco. 

VAI CABER - Embora sabedor da aproximação dos Ferreiras de quem é adversário político no município de Jaboatão dos Guararapes, o ex-prefeito da cidade Elias Gomes (PSDB) não fez qualquer objeção a entrada do grupo do palanque de Armando. Em conversa comigo, neste domingo, Elias disse que os Ferreiras estão chegando em um lugar que ele já estava. Em 2020, os dois devem disputar novamente a Prefeitura da cidade. 

GIRO NACIONAL

MENDONÇA E ALCKMIN - Após a visita do ex-governador de São Paulo pelo nordeste neste final de semana, voltou a ser ventilado o nome de Mendonça Filho (DEM) como um provável candidato a vice na chapa do tucano. A declaração de Alckmin foi dada em Campina Grande ao dizer que o seu vice seria do nordeste e de outro partido. Na mesma entrevista, Alckmin teceu inúmeros elogios a Mendonça Filho, no entanto lembrou que o DEM tem candidato.

DATENA - Pegou todos de surpresa a declaração na noite deste domingo em seu programa que provavelmente será pré-candidato a presidente da república pelo DEM. O nome do democrata está cotado e bem cotado para ser senador na chapa de João Doria (PSDB) em São Paulo. 

GIRO NAS CIDADES 

CATENDE - O ex-prefeito Rildo Braz (PRP) de Catende utilizou às redes sociais para fazer uma crítica ainda que indireta a gestão do Prefeito Josibias Cavalcanti (PSD) com relação aos festejos juninos. O ex-prefeito e ex-deputado disse que no período em que governou Catende de 2005 a 2008, Catende era conhecida como a Cidade das Festas e o pagamento era realizado sempre antes dos festejos juninos. 

JOAQUIM NABUCO - O Prefeito Neto Barreto (PTB) surpreendeu a todos na região da mata sul do estado ao pagar no dia 14 de junho,a primeira parcela do décimo aos servidores municipais e no dia 20 de junho a antecipação do mês de junho de 2018. Não é a primeira vez que o trabalhista surpreende em questão de pagamento em dia na região. 

JAQUEIRA - O Petista Marivaldo Andrade, prefeito de Jaqueira, embora seja dos quadros do PT, irá apoiar dois candidatos do PSB: Para estadual ele vai de Aluísio Lessa e para federal, João Campos. Além deles, Marivaldo já anunciou o apoio à reeleição de Paulo Câmara ao governo do estado. 

Hoje tem uma notícia que vai causar uma surpresa no meio político pernambucano. AGUARDEM!!!!!!

Postar um comentário

0 Comentários