terça-feira, 26 de junho de 2018

Coluna digital - O PT vai ter coragem de rifar Marília?

Resultado de imagem para Humberto Costa e Marilia
Será que o PT vai tirá-la do jogo?


Passadas às eleições de 2016 o PT de Pernambuco teve um resultado histórico em Pernambuco: Apenas 8 prefeitos e 2 deputados estaduais em Pernambuco. Entre os seus quadros eleitos neste ano chamou a atenção uma pessoa: Marília Arraes, que disputou o terceiro mandato de vereadora, o primeiro pelo PT. Ela ficou em sexto lugar na capital com 11.872 votos. O fator Marília no Recife, chamou a atenção do senador Humberto Costa. Nesta época, o senador já sabia que o partido não poderia ficar refém nem do PTB e nem do PSB. Então, procurou alguém no partido que topasse enfrentar uma campanha de governador. Quem foi a pessoa? Marília Arraes. O senador petista não acreditava que Marília atingisse uma pontuação relevante.E o máximo que poderia acontecer era ela chegar a essa época da campanha com uma porcentagem de 5%. 


Humberto quebrou a cara! Marília foi tomando gosto pelas andanças no estado e o povo foi tomando um certo carinho por ela: Ficha Limpa, neta de Arraes e a candidata de Lula. A mulher explodiu e hoje lidera as pesquisas de intenções de votos entre 17 e 20 pontos. Marília ocupou em tão pouco tempo o espaço que Armando deixou em branco ao se ausentar do estado e se ocupar com o mandato de senador durante os quatro anos. Agora, quando a pré-candidatura de Marília passa a ser conhecida em todos os cantos de Pernambuco e com uma provável vitória dela num segundo turno, o senador Humberto que fazer uma troca que até o ano passado ele todo o Pernambuco achava impossível: A vaga de senador na frente popular. Humberto aparece em segundo lugar nas pesquisas empatado com o democrata Mendonça Filho. 


O PT já perdeu algumas vezes a oportunidade de governar Pernambuco, quando em 2006 o Prefeito João Paulo liderava todos os cenários e o próprio Humberto bateu o pé e se colocou candidato no lugar dele. Resultado: Humberto terminou em terceiro, sendo engolido pelo escândalo dos sanguessugas que explodiu à época. A diferença é que em 2006, Humberto (PT), Armando (PTB) e Eduardo (PSB) lutavam para ir ao segundo turno. A candidatura de Armando terminou sendo retirada em favor de Humberto que mesmo assim amargou o terceiro lugar e ele viu o socialista Eduardo Campos ascender feito pipa sobre o seu adversário Mendonça Filho ( o mesmo deste ano de Humberto).


Agora, o fato é atípico: Lula tem uma aprovação em Pernambuco acima dos 50%. E é justamente este fato que tem preocupado o PSB que querem rifar Marília Arraes. Pesquisas internas e externas mostram que a vereadora recifense tem chances de crescimento quando sua imagem é colada à imagem de Lula. No entanto, mesmo com tamanha chance de vitória o presidente estadual do PT, o vice-presidente estadual do PT, o senador Humberto Costa e Dilson Peixoto (que foi apoiado por Marília em 2014) não querem nem saber da candidatura dela. O que teria mudado de 2016 pra cá? Se Marília prestou para ser apresentada a Lula como a provável candidatura do PT, por que motivo hoje não presta mais?


JUDICIÁRIO - A segunda turma do STF mandou pra casa através de um Habeas Corpus de ofício o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. O HC foi concedido até que o pedido de vistas de Edson Fachin seja apreciado na questão da prisão em segunda instância do petista que já está praticamente vencida pelo placar de 3 a 2.


NOTÍCIAS ESTADUAIS 


FBC VERSUS JARBAS - O Senador Fernando Bezerra Coelho vai brigar na justiça para tomar o controle do PMDB de Jarbas e levá-lo para o palanque de Armando. Quem acha que a guerra acabou está bastante enganado.


FBC VERSUS ELIAS GOMES - O Mesmo senador do MDB detonou a gestão anterior à de Anderson Ferreira em Jaboatão dos Guararapes. Foi até uma maneira de elogiar o prefeito que estava chegando às hostes oposicionistas, não fosse a presença de Elias Gomes (PSDB) e ex-prefeito de Jaboatão ali no mesmo palanque.


KAIO MANIÇOBA - Passa distante de alguns jornalistas do estado ao citar que o deputado federal do Solidariedade Kaio Maniçoba possa ser o vice de Armando. Todo mundo sabe que o vice de Armando será ou do PSDB (Guilherme Coelho) ou do PPS (Daniel Coelho) sendo que às apostas ao nome deste último cresceram ultimamente.


RAFFIÊ TIRANDO ONDA - O ex-candidato a vice-prefeito na chapa de Tony Gel em Caruaru, Raffiê, ironizou em seu programa Ponto & Vírgula o fato do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) ter convidado a prefeita de Caruaru Raquel Lyra para fazer parte de sua equipe na montagem do plano de governo na área de segurança. Todo mundo sabe como andam os índices de violência na cidade de Caruaru.


NOTÍCIAS MUNICIPAIS


FILHO DO POSTO É PRA VALER - O pré-candidato a deputado estadual pelo PROS de Palmares, Filho do Posto, em contato com esse blogueiro declarou que sua candidatura não é um treino para 2020. "Vamos entrar na disputa pra valer". Ele adota o ditado já conhecido que 2020 tratará em 2020.


APOIOS - Em Catende, a eleição deste ano promete ser animada. O Pré-candidato Rinaldo Barros (PSC) disputará contra André de Paula (PSD), que é candidato do Prefeito Josibias, e com João Fernando Coutinho (PROS), Pastor Eurico (PATRIOTAS) e Milton Coelho (PSB), os votos da cidade de Catende.


UNIDOS VENCEREMOS - O grupo do prefeito Rolph Junior (PTB) espera marchar unido com às candidaturas de Alberto Feitosa (SD) e Sebastião Oliveira (PR) para deputado estadual e federal. Caso Sebastião alce voos mais altos, a vaga de federal do grupo deve ser do atual vice-governador Raul Henry (MDB) que tentará voltar à Câmara Federal.


SEM PALANQUE - Embora seja natural da cidade de Maraial, até o presente momento não apareceu nenhum líder político na cidade disposto a apoiar a candidatura de Raul Henry a deputado federal.


NA FESTA - Quem esteve na cidade de São Joaquim do Monte festejando com o Prefeito Joãozinho Tenório (PSDB) foi o deputado federal Bruno Araújo e a pré-candidata Alessandra Viera, ambos do PSDB. O evento aconteceu na noite do último domingo e contou com a presença de Bruno e Marrone fazendo a animação do público presente que lotou a praça da cidade.


CADÊ O PREFEITO DE AGRESTINA - O Prefeito Thiago Nunes (MDB) era bastante presente nas redes sociais, mas de um tempo pra cá o homem sumiu. Sempre quem está aparecendo é o secretário municipal de Turismo Josenildo Santos que tem sido cogitado na cidade como sucessor do Prefeito. No entanto, o prefeito mesmo que é bom anda meio sumido.


PALPITE - Brasil x Sérvia hoje às 15 horas. Quem arrisca um placar?




Nenhum comentário:

Postar um comentário