As redes sociais, os boatos, as campanhas e o debate

Resultado de imagem para debate brasilOito dias de paralisação dos caminhoneiros que deixaram o presidente e seus assessores atônitos. O governo federal cedeu, e muito. Posso dizer que o governo não baixou o nível, mas que escutou o povo. A ferramenta utilizada pelos que protestaram: Whatsapp. Mas isso não deixou apenas o governo alerta com relação a comunicação entre caminhoneiros. Deixou muitos políticos alertas, porque se uma ferramenta teve a capacidade de movimentar milhões de pessoas em defesa de uma ideia, imagine o que essa mesma ferramenta não pode fazer a partir do dia 15 de agosto, quando se inicia a campanha política. 

Pois é, conversei com amigos políticos que se já estavam com medo de enfrentar às redes sociais durante a campanha, depois desta paralisação então, o medo se redobrou. E digo mais: Vai terminar ficando sem controle nenhum durante a campanha e o pior ainda a técnica dos boatos é que vai cair bonitinho nas mãos de militantes políticos. Dou-os um exemplo claro do que aconteceu domingo: Um áudio, vazado em milhares de celulares davam como certo para esta segunda-feira após o meio-dia uma intervenção militar por conta do que estava escrito no artigo 1º da Constituição Federal. Dizia o áudio que se "o país parasse durante 7 dias e seis horas, os militares poderiam assumir o poder". Pronto! Foi a gota d'água para que gente desinformada sobre o livro da Constituição Brasileira, a Lei maior, passasse a pensar, sem pesquisar que hoje os militares tomariam o poder.

Eu recebi de um amigo este áudio questionando a veracidade e se isto estaria de acordo com a Constituição. Neguei no mesmo momento. O que diz o artigo 1º então? 

"Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:
        I -  a soberania;
        II -  a cidadania;
        III -  a dignidade da pessoa humana;
        IV -  os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
        V -  o pluralismo político.
    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição."

Como vocês podem ler, o artigo não diz nada a respeito de intervenção militar, nem de datas, e nem de prazos. Mas que o Poder emana do POVO que o exerce por meio de REPRESENTANTES ELEITOS. Ou seja, a Presidência da República é do Povo, e é exercida por quem a maioria livre escolheu. Pode ser o pior dos piores. Remédio para governo ruim é derrota nas urnas e não com intervencionismo. O único intervencionismo que deve haver é o popular e a cada quatro anos. O povo irá às urnas dia 07 de outubro realizar uma intervenção e escolher quem governa o estado e a nação brasileira. 

Agora venhamos e convenhamos:
Se o poder está nas nossas mãos, por que não tentar mudar esse Brasil através de um convencimento de ideias e de pensamentos e até mesmo ideologias. Mas o Brasil não pode se rebaixar a uma maneira tão mesquinha de se fazer com ele o papel secundário em um mundo que está em constante desenvolvimento. Ai você me pergunta: O que você acha de Michel Temer? 

Eu vou te dizer, se dependesse do meu voto ele sequer teria assumido a vice-presidência. Não votei em Dilma. 

"Ah mas estaria pior se fosse Aécio", poderia ser, mas quando chegamos a um segundo turno temos apenas duas opções e não três. E como diz o Padre Paulo Ricardo, vamos escolhendo entre os piores o menos pior até chegar a alguém bonzinho. Eis que se passaram os quatro anos e estamos a poucos meses novamente da eleição, de debates e de sabatinas. Temos uma verdadeira mistura de candidatos: Direita, Esquerda, Centro, Liberais, etc. Escolham os seus e vão pedir votos. Pois toda essa revolta que aconteceu esses dias deve ir ao debate nas eleições presidenciais e estaduais. Questionem os seus candidatos a deputado, a senador, a governador, sobre o que eles pensam. Questionem o seu candidato a presidente. Eles estão na sabatina popular e somos nós que vamos dar a eles o direito de ser diplomados. 

Nada mais justo de perguntar: Qual a solução para a economia? Por que os preços são tão altos? Por que nós temos a gasolina mais cara do mundo? 
É que muitas vezes cuidamos de debater e rir com asneiras dos candidatos sobre assuntos que são mais do campo pessoal, que esquecemos das ideias que eles tem sobre o Brasil. A hora dos brasileiros questionar chegou... Não deixemos passar em branco.


Silvinho Silva
Blogueiro - silvinhosilva2018@gmail.com

Postar um comentário

0 Comentários