MANDANDO BRASA - Tá na hora do PSDB dar a cara a tapa

Resultado de imagem para Tucano
Está na hora do PSDB tomar coragem

Vencedor das prévias para concorrer ao Governo de São Paulo, o prefeito João Doria (PSDB) concedeu entrevista ao Jornal da Manhã da Jovem Pan na manhã desta segunda-feira. Indagado pelo professor Marco Antonio Villa, se a sua candidatura e o modelo como foi conduzida às prévias partidárias não iriam atrapalhar a sua campanha, tendo em vista que muitos tucanos disseram que vão apoiar a candidatura do vice-governador Márcio França que é do PSB. "Respeito muito o Márcio França, mas vai ter uma hora que o PSDB vai ter que decidir de que lado quer ficar. Porque o PSB já fez sua escolha ao se aliar na maior parte do Brasil, inclusive no nordeste ao PT" disse João Doria. 

A questão que estava envolvida na pergunta era sobre o apoio de Geraldo Alckmin (PSDB) a presidência da república. Aproveitando o ensejo, no final da tarde de ontem o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes enviou carta ao deputado federal e presidente do PSDB no estado pedindo que consultasse à militância tucana de Pernambuco sobre se o PSDB deveria lançar um candidato a governador. Ora, Geraldo Alckmin encontra neste momento de acordo com pesquisas com apenas 2% dos votos válidos no estado, e a culpa do baixíssimo nível nas pesquisas é dos tucanos pernambucanos que não tem coragem de dar a cara para bater. Embora Pernambuco seja um estado lulista, cuja votação ultrapassa os 60% quem deveria vir em segundo lugar seria Alckmin. No entanto, o nome que desponta nas pesquisas é do deputado Jair Bolsonaro (PSL) que tem 11%. 

E qual o fato e o motivo de os tucanos pernambucanos estarem tão distantes do "povo" mesmo num momento que o governo do PSB mostra sinais de declínios? Porque nenhum tucano de alta plumagem teve a coragem de levantar bandeiras importantes para a população do estado e quando vieram fazer ou tomar ciência já foi tarde demais. Onde estava o PSDB na luta pelas barragens de contenção nos anos de 2014, 2015, 2016? Se tivessem lutado com certeza teriam e muito o apreço dos eleitores da mata sul e de grande parte do agreste pernambucano. Não adianta ficar longe do povo e depois querer vir, botar um chapéu de vaqueiro e montá-lo num cavalo que não adianta. Ao PSDB, falta na verdade um líder em Pernambuco. Alguém que não pense no partido apenas para as eleições , mas para resolver os problemas do povo pernambucano. Onde estava o PSDB no combate aos enormes índices de criminalidade do estado que vem ceifando vidas? Onde estava o PSDB que não lutou pelo aumento salarial dos professores? 

No entanto, o povo passou a enxergar o PSDB como alternativa de poder no estado em 2016 quando o partido começou a crescer com presença em quase todos os municípios. O partido hoje tem um número enorme de prefeitos, de vices, vereadores, tem sua presença na Assembleia e na Câmara Federal. E por que apenas 2% de votos para Alckmin aqui em Pernambuco? Tem algo de errado acontecendo com o partido. Ou está faltando diálogo, muito diálogo com a população que acredita piamente que o PSDB é um partido de ricos e que odeia os pobres. E quem fez com que o povo acreditasse nisso aqui no estado? O PT, que sempre cultivou e disseminou o ódio contra o PSDB e o DEM. 

Agora, neste momento ao PSDB não resta outra saída. Ou dá a cara a bater ou tende a cada vez mais cair no esquecimento. Ou o PSDB de Pernambuco levanta sua verdadeira bandeira de defesa do crescimento econômico para gerar emprego e renda para todas às regiões do estado de forma que esse equilíbrio econômico atinja em cheio a vida da população, ou, estará fadado a ser um partido fracassado e que em todas às eleições precisa de um reboque. E vai ficar sempre naquele círculo vicioso onde não existe partido e sim uma legenda a mais para somar tempo de TV. 

ELIAS GOMES - O nome que tem se colocado à disposição do PSDB para concorrer ao governo do estado é o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes. No entanto, nomes como Daniel Coelho, Bruno Araújo, João Lyra Neto e Joaquim Francisco também tem sido lembrado para a disputa.

O NOVO DE PERNAMBUCO - Caso o PSDB quisesse de fato bancar e dar a cara a bater por Alckmin em Pernambuco não pensaria duas vezes e lançaria o jovem deputado Daniel Coelho ao Governo. Em 2002 quando Lula veio candidato a Presidente e venceu e precisou de um palanque no estado, Humberto Costa não abriu mão de dar a cara pra bater pelo petista em Pernambuco. Desta vez, embora em outros tempos é Marília Arraes que está disposta a tudo pela candidatura pelo PT que quer mais uma vez servir de reboque ao PSB.

SENADO - Caso os tucanos se unam como de fato é o que deve ocorrer, com a oposição em Pernambuco, são grandes às possibilidades do deputado federal Bruno Araújo ser o candidato a uma das vagas na casa alta em Brasília. A chapa da oposição caso caminhe para este destino será anunciada exatamente de hoje a um mês: Em 20 de abril.

JOÃO CAMPOS - Embora venha andando o estado inteiro em busca de votos para a sua campanha para deputado federal, já tem deputado estadual liberando suas bases para apoiar outro federal sem obrigação de seguir a dobradinha. "Já tem deputado cansado de bancar o boysinho do PSB".

SEM ENTENDER - Após a desistência do Missionário Hamilton da Comunidade Obra de Maria, de disputar um mandato na Câmara Federal a deputada tucana Terezinha Nunes, fechou dobradinha com João Campos. Agora dá pra entender essa misturagem de ideologias que existe na terra de Joaquim Nabuco?

Silvinho Silva é editor do Blog
silvinhosilva2018@gmail.com

Postar um comentário

0 Comentários