MANDANDO BRASA - Quem vai falar mais alto?


Resultado de imagem para evento da oposição em CaruaruA grande pergunta que nos resta fazer diante do cenário que está sendo desenhado com a eleição de 2018: Uma revanche entre Paulo Câmara (PSB) e Armando Monteiro (PTB). No entanto com um diferencial que já pode ser visto tranquilamente que é a aliança do PT com o PSB. Ou seja, Paulo Câmara disputará a reeleição tendo pela primeira vez na história ao seu lado Jarbas Vasconcelos e o PT, seja Humberto ou João Paulo. Muitos apostam suas fichas numa candidatura de Humberto, eu acredito mais ainda: Humberto puxará o tapete de João Paulo logo, logo assim como fez com Marília Arraes. No mais a única coisa certa é a presença de Jarbas como um dos candidatos a senadores da frente popular, que será liderada por Lula, ou por quem o houver substituído.

Do outro lado, a frente Pernambuco quer mudar que reúne PSDB, DEM, PTB dentre outros, provavelmente virá com uma chapa um tanto quanto inusitada: Armando Monteiro (PTB) irá para o sacrifício numa disputa contra Paulo Câmara, tendo como vice o Ministro Fernando Filho. Como senadores ainda é um pouco difícil de se fazer uma sondagem tendo em vista que os nomes cotados para tal: Mendonça Filho (DEM), Bruno Araújo (PSDB) vêem como algo arriscado caso queiram realmente trocar o certo: um mandato de deputado federal, por um de senador, o que acreditam seria apertar demais o pé no acelerador.  Alguns comentários tem sido levantado em colocar para disputar uma cadeira de senador, o ex-prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB) no lugar de Bruno Araújo. A outra vaga está com uma noiva cobiçada tanto pela Frente Popular como pela Pernambuco quer mudar: O voto dos evangélicos. Leia-se aí, o deputado estadual André Ferreira (PSC) que colocou seu nome como provável candidato ao senado e o PP do Pastor Cleiton Collins que tem sido o nome preferencial do Palácio para a vaga de vice de Paulo Câmara.

Um dos nomes lembrados para uma provável disputa ao senado federal é Silvio Costa (Avante) que é ligadíssimo a Armando Monteiro, mas que não bate bem com a “turma” que estaria acompanhando o senador. No entanto, nos bastidores, Silvio Costa tem se mostrado muito descontente e desanimado com a aliança política do PT com o PSB feita com às mãos do Presidente Lula de quem foi um árduo defensor durante este período na Câmara Federal. A presença de Silvio Costa no palanque da oposição seria um desmonte do discurso do PSB ao querer separar o grupo de “Temer” do grupo de “Lula”. Ter alguém bastante ligado a Lula, como é o caso de Silvio Costa no palanque de Armando com partidos de oposição traria um peso mais leve num cenário de tamanhas incertezas eleitorais.

Enfim, Caruaru, sede do grande encontro das oposições neste sábado mostrou ser a capital não apenas do forró mas de decisões políticas importantes para o estado como foi neste último final de semana. A promessa é do anúncio de apenas um candidato a governador para enfrentar Paulo Câmara. E a depender de pesquisas de opinião, este deverá ser Armando Monteiro, que já tem nome e história em disputas majoritárias, tendo disputado o senado em 2010, o governo em 2014. Aguardemos pois, os próximos capítulos da saga eleitoral pernambucana.

Silvio é senador independente – O deputado federal Silvio Costa tem dito a um grupo seleto de amigos que não será candidato a senador nem pela frente popular e tão pouco pela oposição que está se formando. Será candidato do Partido Avante que deverá se coligar para deputado (estadual e federal) mas que não terá candidatura atrelada a nenhum governador, embora seja eleitor de Armando.

Candidato quase oficial – No entanto, a desconfiança de alguns partidários da oposição de apoiar Armando Monteiro para governador é que caso o mesmo consiga embalar nas pesquisas puxe para seu campo como quase “uma terceira opção” o então “candidato ao senado” Silvio Costa o que faria com que  às chances de Silvio no pleito aumentassem e muito, além do mais desmentiria a pecha de traidor dos trabalhadores de Armando que o Palácio vem tentando colar no trabalhista.

Palácio de olho em Joãozinho Tenório – O jovem prefeito de São Joaquim do Monte, Joãozinho Tenório (PSDB) tem sido alvo de duras críticas do Palácio por conta de seu empenho na campanha eleitoral de 2018 não somente de sua candidata a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB) mas também do nome a ser escolhido pela oposição ao Governo do Estado. O chefe do executivo de São Joaquim que tem feito uma excelente gestão em sua cidade, sofreu um grande revés na campanha de prefeito em 2016 por parte de João Campos que esteve pedindo votos contra o tucano e mesmo assim teve sua candidata derrotada por mais de 2 mil votos. Joãozinho está apenas além de ser fiel ao seu lado político, dando o troco.

Nome lembrado para a vice – Correu nos bastidores do evento de sábado a possibilidade de caso Bruno Araújo não queira disputar o senado e abra mão para o PSC na oposição, indicar uma pessoa de sua confiança para a vice-governadoria do candidato da oposição. O nome mais comentado no encontro foi o do prefeito de São Joaquim do Monte, por dois fatos: Ser bem visto na região e ter uma administração aprovada. No entanto, o tabuleiro sem embola na hora em que se pensa como agregar Fernando Bezerra Coelho na majoritária.

Chapa de Armando e Fernando – Cresce especulações que a chapa da oposição será Armando Monteiro Governador e Fernando Bezerra Coelho Vice. O que daria a Fernando Filho a possibilidade de ir em busca de um novo mandato para deputado federal, tendo em vista o complicado eleitor de Pernambuco, que poderia diminuir os Coelhos do espaço conquistado na política estadual.  

Postar um comentário

0 Comentários