MANDANDO BRASA - Os donos do poder

Resultado de imagem para O povoCom o começo do ano eleitoral propriamente dito, os partidos começam a se movimentar em busca de pretensos candidatos a deputados estaduais e federais, pregando a renovação. Na verdade, o que muito desses líderes partidários querem é que esses candidatos sirvam de cauda para outros que apesar de terem nome, e de terem votos não conseguem sozinhos chegar ao sucesso. Serão 49 vagas disputadas voto a voto na Assembleia Legislativa de Pernambuco e 25 para a Câmara Federal. Sendo que para alcançar um mandato eletivo na esfera federal o candidato deve ter em torno de 180 mil votos e o estadual cerca de 80 mil. E aí está senhores, a conta que tem quebrado a cabeça de dirigentes partidários .

Para se chegar ao quociente de 180 mil votos basta que tenhamos 10 candidatos, cada um com 18 mil votos em uma coligação e pelo menos um tenha 20 mil votos. Este estaria eleito. E aí está a conta! Quanto mais candidatos um partido tiver mais votos para eleger esse escolhido ou o investido do partido, melhor. Essa regra é ainda vigente no Brasil este ano o que mudará a partir de 2020, onde deverão serem eleitos os mais votados para às Câmaras Municipais; 

Daí tanto troca-troca partidário e às vezes tanta desculpa, sendo que apenas uma seria a mais plausível: Estou procurando um partido que me garanta uma reeleição tranquila e sem precisar de muito esforço e nem muito voto. É o que seria mais explicitado para os eleitores. Então, ao votar em um deputado estadual ou deputado federal, pense se você estará votando em um para eleger outro. Estes casos, já cansaram de acontecer pelo Brasil afora e Pernambuco não exceção à regra. O exemplo mais famoso é o deputado Tiririca (PR-SP) que se elegeu e levou mais 4 com sua votação para o Congresso.

Existe muita gente boa que faria um grande diferencial numa Câmara Federal ou numa Assembleia Legislativa, mas os donos do poder não lhes dão esta oportunidade. E os donos do poder não são prefeitos, governadores, líderes políticos. "Todo o Poder emana do Povo" diz a Constituição e se nós temos os piores políticos da história do Brasil, não tenhamos dúvidas: Os donos do poder foi quem deram esta oportunidade.

Silvinho Silva é editor do Blog
silvinhosilva2018@gmail.com

Postar um comentário

0 Comentários