terça-feira, 23 de janeiro de 2018

MANDANDO BRASA - Um abraço cheio de simbologia em Catende

O bom do ano eleitoral é que a cada dia uma novidade. Você sabe como o dia começa politicamente, mas não sabe como ele termina e muitas vezes não sabe sequer como ele começa, por exemplo como uma decisão tomada pela Ministra Carmen Lúcia que proibiu a posse da Ministra do Trabalho Cristiane Brasil. Mas vamos deixar a política nacional de lado e falar de um fato que foi o comentário hoje na cidade de Catende, tamanho é o gesto político que se representa. O Prefeito Josibias Cavalcanti (PSD) recebeu em seu gabinete a visita da ex-primeira dama e candidata a prefeita nas últimas duas eleições (2012 e 2016) a prefeita, tendo amargado nesta última o terceiro lugar.

Surgiu comentários na cidade que ele foi nomeada pelo prefeito Josibias como Secretária da Mulher, fato que foi desmentido pela prefeitura que nega esta informação. O caso é que a proximidade de Graça com Josibias pode se encher  de simbologia com relação a eleição de 2018. Graça é filiada ao PTB e aliada de Armando Monteiro Neto, pré-candidato ao governo pela oposição. Josibias até então, é aliado de André de Paula (PSD) que por sua vez é aliado do governador Paulo Câmara. Resumindo este raciocínio lógico, alguém cedeu dos dois: Teria sido o prefeito ou dona Graça? O tempo dirá.

Graça Braz, comerciante da cidade, é uma senhora simpática, evangélica e bastante elogiada no meio político. Rildo Braz, seu esposo, era deputado estadual até janeiro de 2015 (não conseguiu se reeleger em 2014). O Prefeito Josibias sempre militou em lados opostos a Graça e seu esposo. Nas duas vezes, foi vice de Otacílio que derrotou Rildo e logo depois sua esposa, e em 2016 foi eleito prefeito de Catende. No entanto, o que está em jogo e chama atenção pelo significado do município de Catende é se esta união de Josibias e Graça Braz vai surtir efeito na eleição para governador do estado. Estaria o prefeito disposto a abandonar o palanque de Paulo e se aliar à oposição? 

Josibias Cavalcanti não nutre tamanha amizade por Fernando Bezerra Coelho, senador do PMDB, e provável candidato ao governo contra Paulo. Mas, ele demonstra uma amizade com o senador Armando Monteiro com quem nutre um convívio democrático. Caso Armando venha a ser candidato ao governo de Pernambuco, pode contar com o prefeito de Catende em seu palanque. Caso o candidato seja FBC, pode descartar qualquer tipo de apoio.

Política se faz com jogo e o resultado geralmente vem depois. O prefeito de Catende, sr. Josibias fez um grande gesto ao receber Graça Braz em seu gabinete. No entanto, o que isto realmente significa o povo de Catende só saberá depois. Por enquanto, apenas uma visita de cortesia. Se vai se transformar em aliança o tempo dirá.

Revolta - Aliados do Prefeito Josibias Cavalcanti não ficaram muito satisfeitos com o "gesto" de dona Graça. Política de cidade pequena como Catende é muito diferente de cidade grande e a proximidade dos dois pode surtir um efeito não muito bom. No entanto, os eleitores de Graça gostaram da proximidade.

Gestos - O terceiro grupo que está sendo formado em Belém de Maria é uma junção entre pessoas que eram do grupo da situação e que eram do grupo da oposição. Vários deles, embora tenham votado com o atual prefeito não participaram do seu governo.

Canetada - Foi numa canetada só que na madrugada da segunda a Ministra Carmen Lúcia barrou a posse da deputada Cristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson. O governo Temer não desistiu e insiste na posse da deputada no ministério do trabalho. Vai recorrer.

Será que está como imaginamos? - Olhando alguns estados e comparando com o nosso estado de Pernambuco, podemos chegar a conclusão que o governador Paulo Câmara tem realmente feito o que pode e como pode. Já não basta às dificuldades financeiras que enfrenta o estado, Paulo ainda tem que enfrentar a ira de seus opositores que fecharam os cofres da União (leia-se, Temer) para Pernambuco. Em troca do fechamento das torneiras, aliados estão fechados com questões como reforma da previdência.

Pé na estrada - A vereadora Marília Arraes visitou Palmares neste domingo dia 21, na festa de São Sebastião. A petista tem corrido o estado a fim de estabilizar seu nome na disputa pelo governo do estado.

Silvinho Silva é editor do Blog
silvinhosilva2018@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário