MANDANDO BRASA - Mata Sul: uma região que simplesmente não existe

Imagem relacionadaTenho conversado com muitos políticos da mata sul de Pernambuco e a reclamação é uma só: a região sequer parece que existe. Não se tem empregos, não se tem empresas, não se tem políticos com força para peitar o governo do estado e o governo federal e só resta a esta região às migalhas que caem para outras regiões. Infelizmente, os deputados e os líderes que aqui se levantam parecem não terem vozes o suficiente para peitar e pleitear o que mais precisa e com urgência o que a mata sul do estado mais precisa. Somos 18 municípios, com capacidade de eleger e fazer a diferença tanto para deputado estadual, federal, senador e governador. Mas os próprios moradores da mata sul do estado ainda não captaram a força que têm.

Ora, é na nossa região que se encontra as mais perigosas e inseguras estradas que levam todos os dias os estudantes para cidades pólos como Palmares, Caruaru e Garanhuns que arriscam suas vidas para terem o direito a um curso superior. Isso é triste. Não se tem um plano de segurança que dê condições destes alunos de se deslocarem de suas casas e voltarem sem ser com o coração na mão. Conversei com estudantes e os mesmos dizem a mesma coisa: "A gente reza tanto, indo e voltando da faculdade. Os nervos ficam à flor da pele", contou-me um estudante que se desloca de Catende até Caruaru todos os dias. Como não bastasse tudo isso, Caruaru, vai para o noticiário como uma das cidades mais violentas do país. É realmente lamentável, e triste.

Hoje conversei com o vereador Nivaldo (PTB - Belém de Maria), mais conhecido como Nino e o mesmo me falou que esteve presente em uma reunião sobre às barragens que aconteceu na cidade de Palmares. Alguém viu a imprensa noticiar esse acontecimento? Não. E o pior, que não se tem resposta do governador Paulo Câmara e tampouco dos secretários sobre a questão das barragens. E nem se vê notícia de que os deputados da região fizeram algo pelas barragens, a não ser dizer que não tem dinheiro. É uma infelicidade atrás da outra. 

A região da mata sul e parte do agreste pernambucano se resume a isso: Se chove, tem medo de enchente. Se viaja, tem medo de ser assaltado. Se estia, tem medo da seca. Eita Pernambuco abençoado viu. Não estou colocando a culpa disso ou daquilo no governo A ou B, mas estou cobrando vozes ativas da região, que já estão cheias de deputados que chegam em época de véspera de eleição e entregam ambulâncias. Ora meus amigos, sabemos da importância das ambulâncias, mas creio que a nossa mata sul pernambucana merece mais. Merece alguém que vá lá na Assembleia e lute por emprego, lute por desenvolvimento, lute por renda para o povo. Isso sim nós precisamos. Precisamos de alguém que assuma a região desde o começo do seu mandato, até o final. E o povo saberá sempre recompensar.

Passe no comércio de nossas cidades e vejam se os comerciantes estão satisfeitos com os altos índices de criminalidade que assolam Pernambuco desde o ano de 2012, e que parece que não tem mais jeito. Será que a região da Cana-de-açúcar irá perder a batalha para o medo, para a insegurança? Será que pais e mães de famílias podem trabalharem sossegados e buscar o pão de cada dia? Ou será que iremos continuar servindo apenas de trampolim para eleger deputados, governador e senador? Ano que vem quem vai decidir é você.

Voto de repúdio - Não se espantem senhores prefeitos e líderes de oposição ou comunitários se no ano que vem vocês levarem uma rebordosa daquelas no ano que vem. O povo é bravo, é guerreiro, mas não é besta não.

Barragens, Violência e péssimas estradas - Além da falta de recursos para a construção das barragens a violência assustadora que cresce a cada dia está deixando todos os moradores da mata sul preocupados. Não precisou nem o governo gastar com toque de recolher, passear a noite, virou um risco. 

Deputados omissos - Que me desculpem os senhores deputados estaduais eleitos com os votos de nossa região: Vocês estão sendo omissos com quem confiou em vocês. Se hoje estão onde estão sejam gratos à confiança depositada pela nossa gente.

Não vamos desistir da mata sul do estado - Eu sei que existem inúmeros leitores de diversas regiões do estado e por isso que hoje resolvi mandar brasa nessa região para ver se alguém dá um "oi" para a nossa região. Não vamos desistir do Brasil, Não vamos desistir de Pernambuco e também não vamos desistir da Mata Sul Pernambuco. São mais de 18 municípios que precisam da atenção dos governos. Tomem tento!

Pena dos prefeitos - Sinceramente é de dar dó a situação dos prefeitos dessa região em alguns pontos. Um deles é a questão do emprego! Onde esses coitados vão colocar tanta gente pra trabalhar? Com usinas falidas, sem expectativa nenhuma de investimentos, e a falta de incentivo na agricultura, as filas à procura de emprego nas prefeituras só faz aumentar. 

Sem agências bancárias - Diversas agências bancárias do interior estão sendo mandadas para as cucuias por quadrilhas. Algumas dessas, em cidades de nossa região como é o caso de Belém de Maria. Belém de Maria ainda se encontra numa situação calamitosa que está dificultando os trabalhos do governo. Sem banco, sem correios, vários serviços são precisos fazer fora da cidade.

Só uma pergunta: Para chegar a nossa região, nossos políticos ainda precisam de mapa, ou já aprenderam o caminho?


Silvinho Silva - Editor do Blog
silvinhosilva2018@gmail.com
whatsaap: (81) 98281 4782


Postar um comentário

0 Comentários