MANDANDO BRASA - Esqueceram dos professores

Imagem relacionadaQuem pode assistir uma reportagem que foi apresentada pelo Jornal da Globo semana passada, viu que o nĂºmero dos professores afastados da sala de aula devido a problemas de saĂºde psicolĂ³gicos quase que triplicaram. SĂ£o mais de 35 mil em todo o paĂ­s. As doenças diagnosticadas sĂ£o: SĂ­ndrome do PĂ¢nico, DepressĂ£o, Transtorno de Ansiedade. Uma das professoras que conversou com a reportagem da Globo disse que sĂ³ o fato de entrar na sala de aula e ver os alunos jĂ¡ faziam com que o seu coraĂ§Ă£o disparasse, viesse tremedeiras, sintomas de falta de ar, entre outros.

Ora, em seguida a mesma reportagem mostrou um aluno que agrediu fisicamente uma professora em sala de aula, esfregando em seu rosto uma prova que teria tirado nota baixa. A professora ficou traumatizada. Esses casos sĂ£o os que foram confirmados pelo ministĂ©rio da saĂºde, fora Ă queles que acontece, mas que ninguĂ©m sabe. Muitos sĂ£o o nĂºmero de profissionais que sofrem de algum mal psicolĂ³gico mas preferem guardar para si. Ora, diante de tantas coisas, cabe uma pergunta: SerĂ¡ que esses bravos profissionais nĂ£o tem o direito de ter um olhar mais especial do poder pĂºblico? 

Sim. NĂ£o Ă© quase nem direito. É uma obrigaĂ§Ă£o de todos os lĂ­deres polĂ­ticos e governantes valorizarem a categoria que mais  sofre no dia a dia em sala de aula. Vou aqui fazer duas crĂ­ticas: Uma ao Governador Paulo CĂ¢mara (PSB) porque promessa Ă© dĂ­vida. O senhor, governador, prometeu que nos quatro anos de seu mandato elevaria o salĂ¡rio dos professores para R$ 4 mil reais. Eles estĂ£o esperando. Sabemos da crise, sim sabemos. Mas quando o senhor prometeu, o Brasil jĂ¡ estava quebrado e o senhor passou 4 anos sentado na cadeira da fazenda do estado e como o senhor bem disse: "Eu sei de onde tirar o dinheiro". Ora, se sabe de onde tirar, o que estĂ¡ esperando? Os professores estĂ£o aguardando.

Agora, aos prefeitos, ou ao Supremo Tribunal Federal, ou ao Superior Tribunal de Justiça. VocĂªs estĂ£o sentados numa sala com ar condicionado, em frente a um computador, sem contar os enormes salĂ¡rios que vocĂªs da justiça e do governo tĂªm e fazem questĂ£o de que um dinheiro de precatĂ³rio do fundef que vem pelo milagre de Deus uma vez na vida, seja investido na educaĂ§Ă£o sem precisar passar pelos professores, ou seja, rateado. Ora senhores, custa dar uma ajuda a esses profissionais que estĂ£o dando a vida, o sangue, o suor, a saĂºde pelo futuro das crianças, dos jovens, do municĂ­pio? EntĂ£o. Se pela Lei 60% Ă© direito do professor que seja feita a Lei. NĂ£o procurem brechas. Eles nĂ£o mediram esforços para lutarem por muitos desses prefeitos que hoje estĂ£o no poder. 

EntĂ£o excelĂªncias, magistrados, seja lĂ¡ quem for: Pensem, reflitam. Botem nĂ£o a cabeça, mais o coraĂ§Ă£o pra funcionar. Muitos professores estĂ£o precisando desse dinheiro para comprar casa, para sair de dĂ­vidas, para comprar mĂ³veis, para fazer cirurgia, para tratarem da saĂºde. NĂ£o custa nada a vocĂªs, nobres prefeitos, ratearem o dinheiro e um dia na vida baixar a cabeça e dizer apenas uma frase: VocĂªs, professores, merecem bem mais que isso.

NĂƒO ADIANTA IR A IGREJA REZAR - Depois de desaparecer totalmente do noticiĂ¡rio regional, estadual e nacional, apĂ³s ter se omitido a votar nas duas denĂºncias contra o Presidente Temer (PMDB), o deputado federal JoĂ£o Fernando Coutinho (PSB) deu Ă s caras em Palmares neste domingo. Ele participou ao lado do Prefeito Altair (PMDB) da Romaria do Sagrado CoraĂ§Ă£o. CrĂ­ticas nĂ£o faltaram nas redes sociais.

VEM DINHEIRO - A UniĂ£o estĂ¡ enviando uma parcela extra aos municĂ­pios em especial aos da regiĂ£o da mata sul e agreste ainda neste mĂªs de dezembro. Esse valor vem para socorrer prefeitos que nĂ£o estĂ£o conseguindo fechar Ă s contas anuais.



Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios