Em votação histórica, Câmara rejeita contas de ex-prefeito Beto da Usina

Em sessão extraordinária na tarde desta quinta-feira 30/11, na Câmara Municipal dos Palmares, 14 dos 15 vereadores da Casa Manoel Gomes da Cunha entram para História ao rejeitar as contas do ex-prefeito dos Palmares, José Bartolomeu de Almeida Melo (Beto da Usina) referente ao exercício do ano de 2012.
No inicio dos trabalhos a Vereadora Milena Melo (PP), que é sobrinha do ex-prefeito Beto, pediu questão de ordem para que a reunião fosse adiada, pois ainda estava dentro prazo regimental do seu pedido de vistas de 48 horas concedido pela Presidência da Mesa e que venceria por volta das 22h00. A sua questão de Ordem foi negada e a sessão seguiu normalmente com as leituras do parecer do Tribunal de Contas de Pernambuco que indicou a reprovação das contas. Em seguida foi lido o parecer da defesa do ex-prefeito, que rememorou as dificuldades enfrentadas com as enchentes que devastou o centro de Palmares levando com ela escolas importantes como o Colégio Municipal Fenando Augusto Pinto Ribeiro (Ginásio Municipal) e a Escola Municipal Telma Leandro, para justificar principalmente o não cumprimento do repasse obrigatório de 25% para a educação, principal motivo para reprovação das contas. Foram colocados para a apreciação dois relatórios: um obedecendo a orientação do TCE, pedindo a rejeição das contas e outro de Autoria do Vereador Régis do Gago (PDT), irmão do ex-prefeito Beto, pedindo a aprovação das contas contrariando a orientação do TCE.
Durante a discussão da matéria se destacaram os Vereadores Toinho Enfermeiro (PSDC) que defendeu a reprovação das contas acompanhando o relatório do TCE e o Vereador Luciano Júnior (PV) que defendeu a aprovação das contas, apresentando várias contradições no relatório do TCE, principalmente quando pontuou que o TCE aprovou contas de outros municípios que também não cumpriram com o repasse legal obrigatório de 25% para a educação, o que chamou de julgamento político. Na tribuna o Vereador Luciano chegou a dizer: "existe alguém interessado em tirar Beto da disputa de 2020". Depois de exaustivo debate e troca de acusações entre os Vereadores Luciano e Toinho Enfermeiro, o Presidente da Mesa Diretora colocou a matéria em votação sendo aprovada a rejeição das contas do Ex-Prefeito Beto da Usina por um Placar de 11 votos a favor, 3 votos Contra e uma ausência.
Votaram pela rejeição das contas os vereadores: Saulo Acioli, Godoy de Bartô, Júnior Leão, Andreza, França da Saúde, Paulete, Ray do Quilombo, João do Pial, Amós Nerias, Francisco da Natumel e Toinho Enfermeiro.
Votaram pela Aprovação: Milena Melo, Luciano Júnior e Regis do Gago.
Ausente: Vereador Josias Pereira

Postar um comentário

0 Comentários