TJPE libera acusados presos pela Operação Samidarish

TJPEO Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) confirmou que foram concedidos habeas corpus para os cinco acusados que estavam presos pela Operação Samidarish, da Polícia Civil de Pernambuco. Gerlane Santana da Silva, Manoel Miranda, Wallas de Amorim, Jullian Rayllin e Thiago Vieira foram liberados da prisão na manhã desta segunda (30). O habeas corpus foi concedido pelo desembargador Francisco Tenório.
Segundo informações, o habeas corpus foi concedido durante o plantão do judiciário no último fim de semana, então os cinco acusados poderiam ter saído do presídio no último domingo (29), mas como não há plantão do setor de penal nas unidades, a soltura ocorreu nesta segunda pela manhã. Ainda não foi possível acessar a decisão do desembargador, mas sabe-se que o habeas corpus atende aos pedidos dos advogados de defesa. Gerlane estava presa na Colônia Penal Feminina Bom Pastor e os quatro homens, no Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel).
A Operação Samidarish investiga desvio de verbas da Prefeitura de Buenos Aires, na Zona da Mata de Pernambuco. De acordo com as investigações, foram desviados cerca de R$ 12 milhões que seriam destinados para as áreas da saúde pública, transporte e merenda escolar, entre outros. 

Histórico
A Operação Samidarish foi deflagrada na última sexta-feira (27) e culminou na prisão do ex-prefeito de Buenos Aires Gislam de Almeida Alencar (PSDB) e do vereador Flávio José Barbosa, conhecido como Flávio Deda. 
O tucano chegou a ser encaminhado para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, mas já foi solto. O vereador Flávio de Deda foi autuado em flagrante, pagou fiança e foi solto no sábado (28). Segundo as investigações, recebia o dinheiro das empresas envolvidas - cerca de R$ 3 milhões de 2013 a 2016. O vereador também abriu o restaurante Comendador, localizado no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. Na casa dele foi encontrada uma arma de fogo.

Postar um comentário

0 Comentários