Nova companhia da Polícia Militar será implantada em Tamandaré

Governador sancionou lei que cria duas companhias de polícia em Pernambuco' (Foto: Roberto Pereira/SEI)O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), sancionou, na quarta-feira (19), uma lei que cria duas Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) para os municípios de Tamandaré, no Litoral Sul, e Araripina, no Sertão do Araripe. Ao todo, segundo o governo, as duas companhias vão fazer o policiamento em regiões em que vivem cerca de 300 mil pessoas.
De acordo com o levantamento da Secretaria de Defesa Social (SDS), no primeiro semestre deste ano, Pernambuco contabilizou 2.875 homicídios. O número é 39,3% maior do que a quantidade de assassinatos registrados no mesmo período do ano anterior. Foram 2.063 crimes contra a vida.
No Litoral Sul, será instalada a 10ª Companhia Independente da Polícia Militar. Ao todo, 250 homens e mulheres da PM vão atuar no policiamento em Tamandaré e nas cidades de Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e São José da Coroa Grande, onde moram cerca de 154 mil pessoas.
Do total de policiais, 134 vão ser remanejados da 3ª companhia do 10º Batalhão da PM, localizado em Palmares, na Mata Sul. Os outros 116 serão encaminhados do Curso de Habilitação e Formação de Praças. A 9ª companhia, em Araripina, vai receber 235 policiais militares.
De acordo com o governo, o principal foco dos policiais vai ser na repressão aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). Nos primeiros seis meses do ano, foi registrada uma média de 53,17 crimes contra o patrimônio por dia, em Pernambuco.
Em junho, Paulo Câmara assinou um decreto para a criação do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Com emprego em todo o estado, o efetivo contará com 300 homens treinados para atuar em situações agudas como assaltos a bancos e sequestros. A previsão é de que a tropa esteja formada e pronta ainda no segundo semestre deste ano.

Segundo o governo, o treinamento será feito no próprio estado. O armamento e munição usados pelos policiais serão importados e, há ainda, a aquisição de dois helicópteros para o batalhão. Ao todo, serão gastos cerca de R$ 290 milhões para a compra desse armamento e equipamentos.

Globo Portal G1

Postar um comentário

0 Comentários