Já pensou a quem você vai dar o "foro privilegiado" em 2018?

Resultado de imagem para michel temer e aecio nevesOs deputados aprovaram na noite desta quarta-feira o relatório do deputado Bonifácio Andrada (PSDB-MG) pela rejeição da denúncia por 39 votos a 26, em que são acusados o Presidente Michel Temer (PMDB) e os ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha. Muita coragem dos senhores deputados de aprovarem um parecer técnico de um presidente que é extremamente rejeitado pelos brasileiros e que viu todo seu prestígio político ir por água a baixo depois que gravações de Joesley Batista da JBS foram vazadas e tornadas públicas. O Presidente, acusado pela Procuradoria Geral da República, de organização criminosa, lavagem de dinheiro e peculato.

Bem, isso não significa jamais que o presidente ficou impune. Não, não significa isso. Quem vai de fato dar o prazo para que essas investigações se iniciem é o eleitorado brasileiro. Eu não tenho dúvida de uma coisa: Michel Temer será candidato a reeleição em 2018. Ele vai tentar a reeleição para não ser investigado nos anos de 2019 a 2022. No entanto, caso ele não se candidate ou perca a eleição ano que vem, em janeiro de 2019 a Justiça Federal o aguarda para responder por seus crimes. 
Sério isso? Talvez! Vá que o presidente eleito, seja ele quem for, ofereça um ministério a Temer. Isto, o blindaria. Da mesma forma que Temer blinda hoje Moreira Franco e Eliseu Padilha.

Ou vocês acham que Aécio Neves irá realmente arriscar uma reeleição ao senado, sendo que pode ter uma eleição mais tranquila para deputado federal, e assim continuar com o Foro Privilegiado, ou seja, inúmeros e inúmeros direitos a recursos. Pois é, por enquanto ao que parece, Temer e Aécio podem respirar aliviados.  Isto tudo se deve ao fato de a nossa Constituição conceder a políticos do andar de cima uma certa imunidade que outros não a tem. Por mais que eu, você não concordemos com o fato do senado federal ter livrado Aécio da degola, temos que respeitar a constituição do nosso país. Pois é de lá, que se surgem todos os tipos de normas que mais parecem querer encapar erros dos parlamentares. Pois é, mas essas normas visam garantir prerrogativas não aos políticos, mas ao povo que os elegeu. "Todo o poder emana do povo" e mesmo que o povo não saiba escolher, a escolha ainda continuará valendo.

Temer está hoje no comando do Brasil não porque os partidos morrem de amores por ele,mas porque Lula e Dilma o escolheram de vice-presidente em 2010 e depois em 2014. E como a presidente foi deposta, assumiu o vice. Cheio de encrencas, mas é o vice. Enfim, o povo é soberano na escolha, ou seja, no plantar e no colher. Quem semeou Dilma em 2014, colheu Temer. Quem semeou Aécio como senador em 2010, sabia que teria que suportá-lo até 2019. Essa é a democracia. E os crimes? os crimes eles vão respondendo, e nós vamos aguardando. Se acontecer algum milagre que Temer não consiga 171 votos de deputados aprovando o relatório em plenário, poderá isto mesmo, poderá ser que ele se afaste. Sim, porque o STF tem que aceitar a denúncia. O que está em jogo é apenas se a Câmara autoriza. Não é em si, já o afastamento.

Pois bem, enquanto aguardamos os próximos capítulos dessas novelas malucas da política brasileira, custa nada ir pensando a quem você vai conceder o foro privilegiado no ano que vem.


Silvinho Silva é editor do Blog e estudante de Letrasemail: silvinhosilva2018@gmail.com
Whats: (81) 98281 4782

Postar um comentário

0 Comentários