Ibope: a boa e a má notícia para Lula

Resultado de imagem para Lula e Bolsonaro
Em um passado não muito distante muitas pessoas decretaram a morte política do ex-presidente Lula (PT). Alvo de várias investigações no âmbito da Operação Lava Jato, tanto em Curitiba como em Brasília no STF, Lula luta todos os dias e faz campanha, para ser mais uma vez candidato a presidente da República. A pesquisa divulgada hoje pelo Ibope revela uma coisa muito preocupante para os anti-Lula: Ele não está morto! E outra coisa pior ainda: Em um eventual segundo turno, é Jair Bolsonaro (PATRIOTAS) a quem Lula deverá enfrentar. Mas se por vias da dúvida e da Justiça Brasileira, Lula não poder disputar, ou pelo menos, não poder chegar como candidato ao final da campanha, já terá feito a campanha suficientemente para que o seu substituto que venha a assumir seu posto em 17 de setembro de 2018, vá para o segundo turno e enfrente muito provavelmente Bolsonaro e tenha condições de reconquistar a presidência do país. Lula fará o discurso de vítima, e hoje seus opositores estão cooperando para que este discurso vingue.

Lula é o preferido da imprensa e está todos os dias nos telejornais. Com a ajuda de medidas impopulares do Governo Temer, Lula consegue vender a imagem de que ele é o melhor candidato para retomar os trabalhos sociais e a agenda positiva para os pobres. Isso, justamente na hora em que o Congresso Nacional aprova reformas trabalhistas, e leis rígidas para os trabalhadores, que apesar de fazer com que a economia cresça, não têm tido simpatia do eleitorado pobre e de classe média no país. Para que Lula apareça nas pesquisas com 35% dos votos, é mais que uma prova que o seu discurso está indo ao encontro do discurso de uma grande parcela do eleitorado brasileiro. Da mesma forma, Bolsonaro com seus 16%. Nunca um candidato sem tradição política, e sem ser do PSDB atingiu tais percentuais com um ano de antecedência das eleições.

A pesquisa ibope trouxe duas notícias, uma boa e uma ruim para os entusiastas da campanha de Lula: A boa, Lula não está morto. A ruim, Bolsonaro também não. Aguardemos os próximos capítulos.


Postar um comentário

0 Comentários